segunda-feira, 6 de julho de 2015

Resenha: O Príncipe e o Mendigo de Mark Twuain





Páginas: 192
Editora: Martin Claret






" Na antiga cidade de Londres, num certo dia de outono, na metade do século 16, nasceu um menino numa família pobre, de sobrenome Canty, que não o queria. No mesmo dia, nasceu outro menino inglês, numa família rica, de sobrenome Tudor, que muito o queria. Toda a Inglaterra o queria."

Assim começa esta agradável história de Mark Twain, estes dois meninos, Eduardo da realeza e Tom um menino pobre, de família de pedintes. Tom passou toda sua infância sofrendo maus tratos, sendo obrigado a pedir esmolas, seu pai um homem bruto, ladrão sem decência tratava a família  de forma agressiva a base de brigas e violência.

Tom não tinha nada, passava fome e era constantemente humilhado mas não perdeu a capacidade de sonhar, sonhava em ser um príncipe, e deste sonho fazia suas brincadeiras, paralelamente Eduardo, o Príncipe de Gales, vivendo como herdeiro do trono, cheio de formalidades, educação esmerada vivia em meio ao luxo e fartura.

Um dia, um encontro inusitado ocorreu entre estes dois personagens e o que era príncipe virou mendigo e o que era mendigo virou príncipe.

Para Tom, que nunca teve nada, passou a viver um sonho, suas brincadeiras e a pouca educação que o padre de seu bairro lhe dera ajudou muito, mas o príncipe, que agora era um mendigo, sofreu horrores, mas encontrou uma amizade verdadeira.

" ___Os Reis não podem enobrecê-lo, boa e grande alma, pois quem é mais nobre do que eles já o fez. Mas um rei pode confirmar sua nobreza para os homens."

Esta passagem é emocionante e mostra que mesmo em meio ao caos, com todas as pessoas dando o contra, sendo mesquinhas e cruéis pode acontecer de aparecer uma pessoa boa, que será compreensível e que fará toda a diferença, aliviando o peso, mostrando que existe ainda uma esperança.

Gostei muito do livro, é um clássico e recomendo muito.

Classificação: 4 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo - Os Lobos dentro das paredes/ Neil Gaiman

Essa postagem é um resumo, então terá spoilers, não leia se não quiser saber detalhes sobre a obra É um livro infantil, com uma fábul...