sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Diário de Leitura: A Caolha de Júlia Lopes de Almeida

Spoiler

"A caolha era uma mulher magra, alta, macilenta, peito fundo, busto arqueado, braços compridos, delgados, largos nos cotovelos, grossos nos pulsos; mãos grandes, ossudas, estragadas pelo reumatismo e pelo trabalho; unhas grossas, chatas e cinzentas, cabelo crespo, de uma cor indecisa entre o branco sujo e o louro grisalho, desse cabelo cujo contato parece dever ser áspero e espinhento; boca descaída, numa expressão de desprezo, pescoço longo, engelhado, como o pescoço dos urubus; dentes falhos e cariados. O seu aspecto infundia terror às crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo; a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante."


Excelente conto! acho que a grande mensagem que ele nos passa é que nunca devemos desdenhar do que somos, e quando temos em mente que todos somos iguais independente do que temos de material ou de nossa aparência física, fica mais fácil assumir nosso papel neste mundo.

Como já foi apresentado no trecho acima a imagem da caolha não era das melhores, mas ela tinha um filho a quem dedicava todo o seu amor e atenção.

Antonico, por outro lado, era desprezado por todos, por ser filho da caolha, quando pequeno a amava e a enchia de carinhos, o que preenchia a vida da mulher, porém todo este carinho foi se acabando ao longo do crescimento de Antonico.

Na escola, foi um horror, sofreu até que desistiu de estudar, no trabalho não foi diferente, Antonico era o filho da caolha e se ressentia por isso.

Até que um dia conhece uma moça e se apaixona, mas para casar-se com ela havia uma condição, se afastar da mãe por completo.

Antonico com raiva, despejou em cima de sua mãe todo o ódio e ressentimento de anos de privação, humilhação e isolamento e saiu de casa.

No dia seguinte arrependendo-se pede que sua madrinha o ajude, e esta revela que a condição de sua mãe foi sua culpa, Antonico quando criança espetou um garfo no olho dela, o que causou todo o estrago.

Assim termina, mas eu fico imaginando a cara do Antonico...


Esse vídeo é o conto na íntegra, aproveitem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo - Os Lobos dentro das paredes/ Neil Gaiman

Essa postagem é um resumo, então terá spoilers, não leia se não quiser saber detalhes sobre a obra É um livro infantil, com uma fábul...