domingo, 21 de junho de 2015

Conto " Pai contra mãe" de Machado de Assis / Diário de leitura


Iniciando meu Diário de Leitura com o conto de Machado de Assis  "Pai contra mãe" este conto faz parte do período compreendido entre os anos de 1900 até os anos 1930.


De 1900 aos anos 30

  Memórias de ferro, desejos de tarlatana

  "Entre o passado triste e rural que persiste e o futuro vertiginoso que não chegou, o presente das primeiras décadas do século 20 explora linguagens diversas. Estamos rompendo os ferros da escravidão, alimentamos sonhos de carnaval e tarlatana, velocidade e multidão. São décadas em que ainda não existe uma linguagem brasileira padrão. Por isso, os contistas experimentam os mais variados estilos — desde os estrangeirismos à La mode de João do Rio aos regionalismos gaúcho e paulista de Simões Lopes Neto e Alcântara Machado, passando pelo insuperável, o eterno e moderno Machado de Assis. Por sorte, o maior escritor brasileiro do século 19 ainda estava vivo nos primeiros anos do século 20 (morreu em 1908). Tempo suficiente para escrever a obra-prima com que abrimos este volume"

É engraçado como o tempo transforma os costumes e a cultura de uma região ou povo, ao ler histórias antigas, livros clássicos, podemos encontrar situações que hoje são inconcebíveis e nos causa adversidade mas na época eram naturais, para quem está acostumado a ler esses livros sabe do que eu estou falando, temas como escravidão, usos de termos pejorativos e preconceituosos, a situação da mulher frente a sociedade, dentre muitos outros, quando isso acontece não tem jeito, é preciso um distanciamento e tentar se colocar na época em questão, pois o livro é de ficção mas também nos dá bons conhecimentos históricos.

Voltando ao conto, nele é abordado duas questões complicadas, a escravidão e o abandono de crianças na Roda dos Enjeitados. Para quem não sabe do que eu estou falando clica aqui

Candinho, caçador de escravos fugidos, conhece e começa a namorar Clara, moça recatada, costureira, humilde, morando com tia Mônica que sempre lhe abriu os olhos em relação aos homens e principalmente a Candinho, porém Clara apaixonou-se e se deixou levar pelo sentimento, casou.

Todos foram morar com tia Mônica, o dinheiro cada vez em menor quantidade, as dividas aumentando e Candinho com seu "trabalho" que dificilmente trazia dinheiro para casa.

Clara engravidou, o filho seria abandonado, deixado na roda dos enjeitados, muito comum na época, o pai fez questão de levá-lo, depois de uma última mamada.

Arrumou o menino, a mãe sem expressividade, levou o filho no colo pela rua, no meio do caminho Candinho encontra uma escrava fugida, que pela ironia do destino estava grávida, a recompensa, 100 mil Reis, o suficiente para arrumar a sua vida e criar seu filho.

Diante deste dilema, Candinho toma sua decisão, que claro não vou contar.

Ótimo conto, dá para perceber bem o estilo de Machado, e vamos para o próximo, não vou classificar cada conto e sim o livro como um todo e no final vou fazer uma seleção dos 10 melhores.

Até a próxima leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo - Os Lobos dentro das paredes/ Neil Gaiman

Essa postagem é um resumo, então terá spoilers, não leia se não quiser saber detalhes sobre a obra É um livro infantil, com uma fábul...