segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resenha / Mary Poppins / P. L. Travers

Mary Poppins - Uma das histórias mais amadas por crianças e adultos do mundo todo, Mary Poppins ganha uma nova edição, com ilustrações do estilista Ronaldo Fraga, tradução do escritor Joca Reiners Terron e posfácio da professora de literatura inglesa da USP Sandra Vasconcelos. Depois de desenhadas por Fraga, como verdadeiros croquis de moda, os desenhos foram bordados à mão em tecido e fotografados em estúdio. O leitor vai, finalmente, descobrir a história de Mary Poppins, a babá mágica que chega inesperadamente para cuidar das crianças Banks e lhes abre os olhos para os mistérios e as maravilhas que nos cercam, todos os dias.


Falar sobre Mary Poppins é uma viagem no tempo, foram muitas vezes que assisti e sonhei com o filme "Mary Poppins" na minha infância, lamento na época não ter tido a oportunidade de ler este livro, teria sido algo mágico e muito prazeroso como ocorreu com outros tipo Alice no País das Maravilhas, O sitio do Pica Pau amarelo, a coleção Vaga-Lume, que saudade!
Mas, você sabe quem é Mary Poppins? É a baba mais incrível do mundo e a mais estranha também. Ela diz o que pensa, faz o que acha certo e acima de tudo ama as crianças que precisam dela.

O livro foi uma maravilhosa surpresa, é bem mais completo do que o filme, muito mesmo, se você se interessou por ele e pretende ler saiba que terá muitos bônus durante a leitura, mas sem descaracterizar a história.

Mary Poppins chega voando em seu guarda-chuva, obra do vento Leste, e se candidata, ou melhor comunica que é a nova Baba na casa de Mr Banks, não mostra suas referências, diz ser algo ultrapassado e assume o cargo.


" Se você quiser encontrar a rua Cherry Tree Lane, tudo o que precisa fazer é perguntar ao guarda que fica no cruzamento. Ele vai empurrar de leve o capacete para o lado, coçar a cabeça de modo pensativo, então vai apontar seu enorme dedo enluvado de branco e dizer: Primeira a direita, segunda a esquerda, dobre à direita de novo e vai chegar lá. Tenha um bom dia."


As crianças ( Jane, Michael, John e Barbara) crianças ricas e carentes de atenção sofrem com o descaso dos pais e se divertem aterrorizando suas babas, mas com Mary a história será outra.


"E então a silhueta inclinada se lançou sob a ventania, abrindo a cancela do portão e eles puderam perceber que era uma mulher, que segurava um chapéu com uma das mãos, e com a outra carregava uma mala."


Mary Poppins que no filme é doce e educada, no livro mostra uma face mais intransigente e com a língua a fiada.


"A essa altura a mala já estava aberta, e Jane e Michael ficaram ainda mais surpresos ao descobrir que estava copletamente vazia.
____Porque não tem nada nela? perguntou Jane.
___Nada? como assim? perguntou Mary Poppins se levantando e encarando a menina com se tivesse sido insultada.
___Nada dentro da mala? foi isso que você disse?"


Mas o mais importante é que as crianças agora passariam a viver grandes aventuras foram visitar o Sr. Peruca, tio de Mary e riram até chegar no teto, assistiram a uma conversa de Mary com Andrew o cachorro da vizinha e deram a volta ao mundo com uma bússola mágica, entre outras passagens, até que o vento Oeste soprou no primeiro dia da primavera.




Livro maravilhoso.
Classificação 4 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo - Os Lobos dentro das paredes/ Neil Gaiman

Essa postagem é um resumo, então terá spoilers, não leia se não quiser saber detalhes sobre a obra É um livro infantil, com uma fábul...